domingo, 17 de março de 2013

Luta por Moradia, um direito inalienável



No dia 17 de março de 2013, ocorreu em Belo Horizonte o IV Encontro da União Metropolitana por Moradia Popular. Estiveram presentes representantes de 34 cidades da região metropolitana, entre moradoras e moradores e entidades de bairro que lutam pela defesa da moradia popular.

O encontro tinha como intenção debater moradia, autogestão e participação popular, construir estratégias claras para avançar na luta pelo direito a habitação.

Segundo a coordenadora do movimento Antônia de Pádua é importante frisar as conquistas dos últimos dez anos de governo federal, porem materializar o projeto de governo mais próximo ainda dos movimentos sociais, também a coordenadora pontuou a necessidade da juventude participar destes espaços como cita, "esperamos os jovens nessa luta, pois a construção dos movimentos sociais não pode parar, deve avançar e a juventude é importante para essa continuidade." De acordo com o coordenador nacional da UNMP é fundamental que o governo federal reconheça o papel das entidades e da autogestão, ele questiona que o Minha Casa Minha Vida é um avanço, mas ainda está na mão das construtoras e deve estar cada vez mais próximo do povo e do modelo de autogestão de moradia popular.

O vereador do PT e conselheiro municipal de habitação em BH Adriano Ventura, relembra que desde o governo do atual prefeito Márcio Lacerda, nada de concreto foi feito para as moradias populares, afirma que não há interesse da prefeitura em pensar na construção de unidades habitacionais para quem tem renda de zero a três salários mínimos. 

O encontro também contou com grupos de trabalho na proposta de construir propostas coletivas e também de fomentar a formação política entre as/os militantes da luta pela moradia popular. Viva a luta da #CMP, via os movimentos sociais!


Confira as fotos do encontro clicando aqui..


Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo