sábado, 16 de março de 2013

Comissões e Direitos, para Humanas e humanos


Um certo dia, ao ser questionado sobre o que eu acreditava nos direitos de terceira e quarta geração por um estudante universitário em uma palestra, perguntei a ele se ele entendia sobre o modo de produção econômica e sobre política no Brasil.

Para não ser vazio, resolvi responder em duas perguntas a pergunta deste estudante, pautando primeiro o Capitalismo e posteriormente o modelo de organização partidário no Brasil.

Por não "delongar", construí a perspectiva de que o que importa ao capitalismo é necessariamente a diferença entre o que fica entre matéria prima e produção da matéria; a mais-valia. Construindo também a ideia de que no capital, a individualidade, o personalismo e o sentimento de competição são mais interessantes do que o amor e a coletividade.

Já quando tratei do modelo de organização partidário no Brasil, cheguei a realidade dos representantes dos estados e do povo, pois resolvi me ater na construção teórica do congresso brasileiro que é bicameral para exemplificar como características tão próximas dos sentimentos mais valorizados no capitalismo refletem na nossa organização político partidária e suas representações institucionais.

Contudo, respondi que mesmo na condição de ansiar direitos de terceira e quarta geração, deveríamos, ainda mais ali estudantes do curso de direito, construir cotidianamente uma nova sociedade, uma nova cultura política. É imprescindível construirmos resoluções para problemas ainda tão primários como a fome, a falta de moradia, o direito ao trabalho descente, entre estes a valorização da diversidade humana. Sem esta construção primária, nos restará sonhos muito distantes da nossa construção diária que devem ser integrados nas mesmas proporções.

Pois, por enquanto, o que temos são defensores do latifúndio e do agronegócio nos representando nos espaços de Meio Ambiente, corruptos nos representando nos espaços que dizem sobre Ética e defensores do fim da espécie humana nos representando na Comissão de Direitos Humanos. Até porque estes direitos são indissociáveis, se não defendermos a diversidade não defendemos a própria espécie, quanto mais direitos que se categorizaram como quarta geração, entre eles a felicidade.


Leonardo Koury Martins - Escritor, Assistente Social e Militante dos Movimentos Sociais e do MAISPT em Minas Gerais




Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo