domingo, 20 de janeiro de 2013

O que desejamos para a Terra


Considerando os últimos 100 anos, podemos fazer algumas conclusões necessárias frente ao descaso global provocado pela ação do homem. Estas considerações englobariam todos os aspectos de vida humana, porem absteria em três inícios de conversa.

Como podemos considerar donos do planeta terra, quando somos o seu maior destrutor? Nós últimos 100 anos causamos impactos sócio-ambientais tão graves que comprometemos toda estrutura terrestre.

Uma outra análise a ser considerada, seria a grande escala de produção da pobreza, esta referencialmente humana e contra a própria espécie, condenando bilhões de seres humanos ao descaso não apenas econômico, mas a hegemonização de um modelo cultural destrutivo que não considera a diversidade como um fator extremamente necessário a sobrevivência.

Um último aspecto, voltado ao modelo de produção, este que não aceita (que não seja comercialmente) a palavra sustentabilidade, pois seu viés motor é a desigualdade, e a opressão. O homem traz em sí, num âmbito econômico cultural um grande ditado. Aquele que conseguir explorar e escravizar mais seres humanos e estuprar mais o planeta, este sim ganhará o prêmio de personalidade do ano pela Forbes. Gary Yourofsky não está errado quando diz que morreremos pela vontade de crescer.

Abaixo um vídeo para discussão ambiental chamado MAN. Vale a pena conferir.




Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo