terça-feira, 27 de novembro de 2012

Discurso, Políticas Públicas e Redes Sociais



Ultimamente ando me incomodando com alguns discursos presentes nos espaços virtuais, cada dia mais comum e presente nos compartilhamentos de imagens e comentários feitos nas Redes Sociais virtuais.
Discussões homéricas sobre direitos sociais que historicamente conquistamos pela luta d@s trabalhador@s por meio dos movimentos sociais entram em cheque quando o desconhecimento de algumas opiniões que por traz de um conceito individual demonstram por meio coletivo o preconceito proposto pela classe dominante.
É um fato que a descaracterização dos direitos sociais (Bolsa Família, Auxilio Reclusão, ECA entre outros) como também a criminalização da pobreza servem apenas aos donos dos meios de produção, estes sim, que não se beneficiam com estes direitos. A classe trabalhadora em suas diversas facetas quando desfaz deste direito estabelecido arrisca de perder conquistas criadas para sua coletividade.
Criticar a concepção dos Direitos Sociais, construírem imagens preconceituosas sobre a pobreza, as minorias políticas como mulheres, negros, homossexuais. Certamente além de violar Direitos Humanos e possibilitar a reconstrução de expressões Nazi-Facistas. Estas envoltas as redes sociais virtuais possibilitam maior repercussão do que outras questões mais latentes ao interesse coletivo, além de apenas reproduzirem um discurso de ódio.
Acredito na sabedoria de Tim Maia quando dizia que o pobre não pode ser de Direita. Aqueles que vendem sua força de trabalho (do Juiz ao Lixeiro, do Jornalista ao Pedreiro) não pode se dar ao luxo de desfazer dos Direitos Sociais que o beneficiam.

Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo