quinta-feira, 12 de julho de 2012

Cada vez @maispt nas redes sociais e nas ruas






O crescimento do acesso às plataformas digitais, o combate aos ataques da grande mídia e a construção de novas formas de comunicação construíram um cenário estratégico para a organização de militantes de esquerda e simpatizantes do Partido d@s Trabalhador@s a dialogarem cotidianamente nas redes sociais digitais. 

Através de tuitaços, charges, imagens, postagens em blogs entre outros meios de intervenção digital, percebemos que não é uma simples forma inovadora de comunicação que se manifesta, mas a possibilidade de potencializar nas redes digitais o que se constrói nas ruas e nos movimentos populares.

Por reconhecer esta grande força comunicativa, o Partido d@s Trabalhador@s vem traçando estratégias para dialogar com estes militantes que, de forma autônoma, constroem um importante espaço de defesa do PT em todos os espaços que o partido ocupa. Nesse contexto surge a necessidade de organizar a #RedePT13. 

Perceber a importância de organizar os companheir@s que utilizam o Twitter, o Facebook, que constroem e alimentam a mídia alternativa através de Blogs é fundamental para reorganizar a comunicação do PT.

Não podemos desconsiderar quem tanto faz jus ao papel militante de formar uma opinião de esquerda nas esferas digitais. Entender que estes militantes não buscam do PT apenas o reconhecimento, mas acesso aos espaços de formação e decisão das instâncias partidárias, o que nos remete dialogar sempre na importância de democratizar cada vez mais o partido e sua estrutura.

O Movimento de Ação e Identidade Socialista, conhecido nas redes por @maispt, antenado nas plataformas digitais e compreendendo que o ambiente virtual compõe uma rede social que está não apenas na internet, mas na atuação cotidiana de cada militante petista, acredita que este reconhecimento do Partido d@s Trabalhador@s é um excelente momento para fortalecer a onda vermelha que tanto apavora a grande mídia, conhecida como PIG – Partido da Imprensa Golpista.

É preciso que entendamos que as redes sociais são os instrumentos dessa orquestra e que os músicos são @s militantes petistas espalhados pelo mundo a fora. Essa orquestra, bem organizada e afinada tem uma capacidade extraordinária de conquistar o apoio de uma grande quantidade de usuários para as nossas causas.

Nós do @maispt convergimos com as ideias de que é necessário que a #RedePT13 seja um espaço para muitos. Construir tal ferramenta de luta nos fará fortes e organizados na defesa do PT em mais uma frente para disputarmos a consciência do nosso povo, na defesa de um projeto de sociedade que inclua cada vez mais pessoas, marginalizadas e ausentes desse e de outros debates.

A direita brasileira certamente já pode tremer, pois nas ruas, nos movimentos sociais e na #RedePT13 estaremos interligados.




__________________________________________

Leonardo Koury - Assistente Social, Escritor, Autor do Blog Teoria e Prática e Militante do MAISPT Minas Gerais.
Leo Bulhões – Cientista Social, Assessor Técnico da Formação Cultural no estado de Pernambuco, Escritor do Blog Boteco-Socialista e Militante do MAISPT Pernambuco.

Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo