domingo, 10 de julho de 2011

Sem liberdade, sem comunicação


Um país democrático necessita entender o quão importante é a informação. E o caminho em que ela se propaga é a comunicação. O valor que há na liberdade para este tráfego está profundamente ligado com a capacidade de crescimento cultural e a formação dos homens e mulheres que fazem nossa sociedade. Este crucial tema está intimamente ligado com as mais variadas áreas do fazer político e está em pauta devido ao início do debate sobre o novo Marco Civil da Internet, em que garantias às liberdades individuais, o direito ao sigilo e a neutralidade da rede são critérios norteadores.

Felizmente, vivenciamos uma época de ouro para a comunicação brasileira, pois é uma era de possibilidades. A blogosfera e as redes sociais podem fazer reverberar o que sempre foi proibido nas rádios consideradas piratas, o que não ia pra frente com os pequenos jornais de comunidades e o que não era possível ganhar amplitude nos muros das escolas.

O povo quer se entender e se mostrar, não quer mais ser tolhido a um padrão de uma gente que quer um Brasil desigual e injusto. Por isso as mídias corporativas, sempre vistas com um poder simbólico de autoridade, tem cada vez mais perdido espaço na opinião pública, exatamente devido ao espaço amplo e democrático que há na internet. A internet é uma grande ferramenta, mas este ato é sempre político. Somos nós em desobediência à voz do grande irmão, querendo nos abraçar e fazer contato com outras possibilidades em nossa realidade. E assim começamos a construir identidades e alternativas. É assim encontramos um novo caminho para sugerir e pressionar, para a aquisição de novos direitos e de novos olhares. Este é, por fim, o próprio conceito de cultura - uma labuta diária em que construímos e cultivamos nosso modo de estar no mundo....


Fonte: www.bocadigital.net

Um comentário:

Anônimo disse...

e ainda querem tirar nossa liberdade .
Parabens pelo blog !

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo