sábado, 18 de junho de 2011

Marcha da Liberdade realizada em BH, agora é cultivar a Ideia


Milhares de cidadãs e cidadãos de Belo Horizonte acabaram de parar a praça da estação, praça sete, sede da prefeitura de Belo Horizonte e terminando na praça da liberdade na qual houve um ato público contra a opressão e pela livre manifestação dos movimentos sociais.

Vale ressaltar que a Marcha das Vagabundas BH teve papel fundamental, pautando ao longo do percurso palavras de ordem contra o machismo que ainda mata milhares de mulheres todos os anos no Brasil, além de diversos movimentos sociais e culturais que permeiam por vários pontos da cidade.

O que pode-se ressaltar que agora a ideia de unificar as lutas sociais da certo, porem devemos "cultivar" cada vez mais a vontade de uma nova ordem societária, longe da opressão, da desigualdade e de uma liberdade que vá para além dos porões escuros da imprensa, mas conserve desde sua raiz um novo desenho, de que todos por sermos diferentes temos o direito à igualdade.

Parafraseando o grande escritor e educador Boaventura de Souza Santos, diferença não é sinônimo de desigualdade. Devemos ter o direitos de sermos diferentes para que nossa igualdade nos faça livres.




Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao povo mineiro por esta ação de levantarem a bandeira da luta contra as desigualdades sociais.
Sou de RO e assim como vcs temos a esperança de um dia, quem sabe, conseguirmos colocar pelo menos um pouco em prática o que é preconizado em nossa Constituição.

LIBERDADE JÁ!!!

abraços

Lyerka

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo