quinta-feira, 17 de julho de 2008

Os desafios do Movimento Estudantil Secundarista


Não dá para passar pelas páginas da história brasileira sem falar do Movimento Estudantil, menos ainda do Movimento Estudantil Secundarista, que desde antes de sua criação em 1948 os secundaristas representavam força aos movimentos sociais.

Diferentemente da maioria dos estudantes universitários, os estudantes secundaristas são formados por uma grande massa de jovens de baixa renda, vivem permanentemente espremidos pela exclusão social e estão nas grandes cidades em periferias vivendo problemas como cobrança familiar e forçados a alcançarem a ascensão social.

A principal diferença entre os demais estudantes brasileiros é que a fase de vida aliada às baixas condições socioeconômicas faz com que a luta do movimento estudantil secundarista esteja mais perto das lutas da população brasileira. Problemas com precariedade do estado, dificuldade de transporte, falta de acesso a cultura estão presentes também nos movimentos populares, mas agravados quando tratamos de estudantes secundaristas, pois estes problemas são estruturantes no futuro de qualquer estudante de ensino médio ou de escola técnica.

Entre as lutas por uma educação de qualidade, pelo acesso gratuito ao ensino superior, pela tão importante bandeira do passe-livre, o Movimento Estudantil Secundarista em meio a suas multidões consegue fazer algo que vai além das suas jornadas de luta. Os secundaristas trabalham na formação de quadros politizados, sensíveis as causas sociais, pois desde muito jovens conseguem na base da pirâmide fazer um alicerce estruturante para a formação de uma sociedade cada vez mais de luta, de massas e quem sabe um dia, uma sociedade socialista.

Um comentário:

Critilo disse...

Não é só no Brasil que não dá para passar pelas páginas da história sem falar do Movimento Estudantil. America latina deve muito aos seus estudantes.
Os secundaristas chilenos sempre foram participantes e criadores de vários movimentos ao longo da historia chilena e desde 2006 estão em Pé de luta contra as leis reguladoras da exclusão e comercialização da educação.
Critilo
WWW.cartascl.blogspot.com

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo