domingo, 6 de abril de 2008

Comunicação Alternativa


Ao longo destas últimas décadas, com a facilidade que a tecnologia trouxe e seus avanços na área da comunicação, podemos hoje contrapor a grande mídia, expor idéias, além de não ficarmos reféns de uma única opinião.

Os mecanismos virtuais como os sítios de busca dão oportunidade de conhecer extremos em determinados assuntos além de imagens e artigos acadêmicos, que por mais prejudiciais que alguns teóricos dizem, nenhum deles ao mesmo tempo poderia dizer que por trás destes prejuízos existe um novo mundo que se forma em bits.

Imaginar que poderemos que segundos ter noticias que acontecem em todo espaço terrestre ou assistir ao vivo as duas torres sede do capitalismo mundial sendo atacadas sem cortes e posteriormente a isso não ficarmos reféns apenas as informações do New York Times, mas poder acessar além de outros grandes meios de comunicação à opinião dos internautas e blogueiros que contribuem muito para democratizar a informação e nos fazer ter novas percepções de mundo.

Vislumbrar nas comunidades do Orkut uma forma de debate instantâneo e de busca de velhos e novos amigos sem mesmo sair da sua casa, combater facilmente até práticas de racismo e pedofilia utilizando provas documentais geradas pelos próprios internautas que cometem tal crime, além de fazer deste um espaço para divulgação de eventos, cursos, serviços e projetos pessoais ou coletivos.

Milton Santos quando dialoga sobre a democratização do espaço geográfico vislumbraria na Internet uma nova forma de organização de espaço, qual alguém desfavorecido sócio-economicamente tem condições de se expor e conquistar ares e informações que dentro do nosso modelo de organização atual jamais poderiam ser buscados de forma tão fácil quanto a Internet faz.

O maior ganho da Internet, que quando criada nem mesmo era sua intenção, seria a democracia qual hoje faz levá-la a ser o principal meio de comunicação diário para milhões de pessoas em todo mundo, sendo em e-mail, blog, serviços de mensagens instantâneas, home pages, ver na Internet uma forma alternativa de se poder organizar dentro de um sistema democrático. se para Jean Jacques Rousseau, se a esperança renasce com a democracia, nas linhas virtuais da composição informativa nasce o saber coletivo e o contraponto a “única idéia”.


.

Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo