terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Histórico da FARC-EP, o novo alvo da mídia

*Foto de militantes da FARC-EP tendo aula sobre Simón Bolivar



Desde 1964, no momento em que o país se preparava para o golpe militar, surge em território colombiano entre nativos um sentimento comunista qual cria a atualmente conhecida como força “narcoterrorista”, pelo menos é o que mostra a tríplice aliança brasileira (direita, mídia e empresariado) unidos em um projeto pessoal e não para toda nação.

Pergunto-me, estes mesmos que chamam as FARC-EP (Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia – Exército do Povo), qual o interesse de culpar estes revolucionários por toda cocaína plantada na Colômbia?

Será que esquecemos que até mesmo o café nacional colombiano, o de melhor qualidade do mundo se sustentou escuramente com o dinheiro do mercado da cocaína, que até mesmo o presidente da Colômbia Álvaro Uribe vem sendo acusado de envolvimento com outros cartéis que comercializam e exportam a pasta de coca.

O problema do narcotráfico colombiano vai além da relação comercial ou de quem se sustenta por ele, vem desde os índios que mascavam a planta da coca até a vontade de meados da década de sessenta de fazer da cocaína um produto interno bruto do país.

Fazer da FARC-EP um alvo terrorista ou melhor, como denomina a imprensa “narcoterrorista” é não levar em consideração estes aspectos geográficos e sociais que afetam a Colômbia desde sua colonização, onde os espanhóis e seus futuros descendentes tiveram mais privilégios do estado colombiano do que os seus habitantes nativos servos de tamanha brutalidade e genocídio, típica da colonização espanhola na América do Sul.

Enfim, aqueles que chamam a FARC-EP de facção “narcoterrorista” esquece que na ditadura militar no Brasil, políticos como o Deputado Federal Fernando Gabeira seqüestrou um embaixador americano, que a Ministra da Casa Civil Dilma Rousseff utilizou ações clandestinas para lutar pela liberdade de imprensa, de expressão e de até mesmo intrometer nos problemas do nosso vizinho de fronteira.

O alvo da mídia, o presidente democraticamente eleito na Venezuela Hugo Chaves deixou ficou no esquecimento depois de mostrar uma ação democrática ainda não vista no Brasil que é um plebiscito para aprovar a nova constituição, até mesmo o presidente Evo Morales não é mais alvo depois de mostrar um avanço educacional em seu país, qual desde 1512 nenhum governante teve coragem de subir nos Andes para escutar a população fazendo de La Paz um mundo paralelo às riquezas da província de Santa Cruz.

Assim agora é a vez da FARC-EP ser o alvo do sistema brasileiro de rádio difusão e seus comentários repicados e manipulados, porque o que eles querem é isso, a alienação de nós telespectadores.


Leonardo Koury Martins

Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo